ACMA || O Voluntariado pode mudar o mundo?

11:00:00

Alô Alô!
    Sejam bem-vindos a mais um post de A Cultura Mora Aqui.
Este mês é muito importante aqui para o blog: faz 1 ano que abracei este projeto. Não me arrependo nada e espero continuar por aqui uns bons anos! Em Janeiro, que já vai quase no fim, eu sei, o tema é Maneiras de Mudar o Mundo e, perante o sucesso que foi o post do mês passado, tanto para mim que adorei escrevê-lo como para vocês que gostaram imenso de o ler, decidi falar um pouco de algo que também é um objetivo meu para o futuro: fazer Voluntariado! E de que forma isso pode mudar o mundo? Pois é sobre isso mesmo que vos vou falar hoje.

Antes de mais passem pelos posts dos meses anteriores nos quais também adorei participar! (aqui).


Mas, para quem não está muito por dentro do assunto, vou esclarecer um pouco mais sobre esta questão do Voluntariado:

O que é o Voluntariado?

Voluntariado é um conjunto de ações sem fins lucrativos, que têm o intuito de promover a intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.


Quais são os 7 princípios base para se ser voluntário?


  • ·           Solidariedade
  • ·          Participação
  • ·      Cooperação
  • ·      Complementaridade
  • ·      Gratuitidade
  • ·      Responsabilidade
  • ·      Convergência

De salientar que qualquer um pode ser voluntário desde que esteja disposto a ajudar o próximo sem esperar receber algo em troca.


É extremamente claro que o voluntariado é uma forma de mudar o mundo uma vez que possibilita a interação com outras culturas (caso se vá além de Portugal) e de ajudar quem mais necessita. O caso mais frequente, e que seria o que eu faria, são os dos países em vias de desenvolvimento, onde a educação, a alimentação e o contacto com o mundo são tão escassos que é necessário alguém intervir e ajudar.

Algo extremamente importante quando se embarca nesta aventura é conhecer as culturas e o desenvolvimento da população em questão, sendo necessário um grande acompanhamento psicológico antes de chegar ao destino.
No entanto, é uma experiência única que acredito que não só muda o mundo como as pessoas pois possibilita a visão noutra perspetiva do valor das coisas quer sejam materiais quer sejam sentimentais.


Sobre o projeto A Cultura Mora Aqui

Criado pela Ju, do blog Cor Sem Fim, o projeto A Cultura Mora Aqui - ou ACMA, para abreviar - tenciona, tal como tenho vindo a referir nos meses anteriores, trazer a cultura de volta à internet com temas mensais ou bimestrais. Para participarem, só têm de enviar um e-mail com os vossos dados para acma.cultura@gmail.com - aproveito para repetir que não vamos falar sobre outfits, maquilhagem, moda, etc, e que qualquer um de vós pode participar, não sendo obrigatório fazê-lo todos os meses. Para não perderem nenhum post, já podem seguir a página do ACMA no facebook e a Revista.

Bom fim de semana!











 --------------------------------------------
Podem acompanhar todas as novidades do blog aqui:





You Might Also Like

4 comentários

  1. Já fiz voluntariado algumas vezes, mas se há algo que gostava de fazer era embarcar numa missão de voluntariado além fronteiras.
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  2. Adorei,parabéns. Voluntariado é sempre ótimo,muitas vezes São os primeiros a aparecer,beijinhos. Ana Liberato.

    ResponderEliminar
  3. Parece um projecto muiito fixe
    EU moro em Angola posso participar?

    Ameii o seu blogue e ja te sigo
    Ganhou com certeza uma leitora fiel
    https://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/02/estilando-com-pouco-3-dicas-rapidas.html

    ResponderEliminar
  4. Se todos fizermos um pouco, o mundo fica um lugar melhor! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário <3
Assim que puder vou responder! Clica em "Notificar-me" para ficares a par da minha resposta <3
Beijinhos.